Quais as qualidades e características que definem o perfil do candidato ideal a uma vaga numa Top School? Essas qualidades estão direta ou indiretamente mencionadas nos sites das escolas, e o importante não é afirmar que você as possui, mas sim mostrar através da sua história de vida que você vem as demonstrando consistentemente há algum tempo. Eis as principais:
Liderança: Evidência de alcance de resultados através de outras pessoas, desafiando o status quo, criando uma visão, encarando desafios, defendendo o que você acredita estar correto, priorizar as necessidades da organização acima das suas próprias, e unir pessoas para o alcance de um objetivo comum.
Razão para cursar o MBA: Demonstra razões concretas e coerentes para cursar o MBA, entusiasmo pelo programa, e evidência persuasiva de que há um fit perfeito entre o programa e os valores e objetivos do candidato.
Diversidade: Elementos de sua origem, valores, experiências e qualidades pessoais que mostrem que o candidato agregará algo de novo e interessante a comunidade da escola.
Autoconhecimento: Conhece seus pontos fortes e fracos, assumindo responsabilidade por suas ações e entendendo como suas ações afetam outras pessoas.
Habilidade Intelectual: Paixão por aprender e o desejo de aprofundar seus conhecimentos sobre business; habilidade para responder bem as exigências acadêmicas do programa; habilidade analítica (principalmente quantitativa).
Habilidades Interpessoais: Habilidade em persuadir outras pessoas; em negociar; carisma; charme; facilidade em lidar e agradar outras pessoas.
Inteligência Emocional: Evidência de trabalho em equipe; desenho de objetivos claros; mobilização de pessoas através de um senso de urgência; identificação dos talentos e potencial de cada membro da equipe; habilidade em motivar pessoas e gerenciar projetos complexos; habilidade em resolver conflitos interpessoais.
Determinação: Habilidade em superar desafios e derrotas; determinação e coragem perante desafios; determinação em deixar um impacto no mundo, tanto no campo pessoal como profissional.
Valores Humanitários: Generosidade, ideias e ações para deixar o mundo melhor.
Integridade & Ética: Um senso claro do que é certo e errado, com princípios e valores sólidos, com evidência de que esses valores já foram colocados em prática.
Progressão na Carreira: Evidência de que você se diferenciou de seus colegas e vêm alcançando maiores níveis de responsabilidade.
Ambição: Objetivos profissionais claros e um plano de ação convincente, prático e realista de como alcançar esses objetivos.
Perspectiva Global: Vivência fora da zona de conforto, com adaptação a contextos culturais diversos e evidência de ter alcançado resultados marcantes em times multiculturais.
A lista é longa, e nenhum candidato é perfeito em todos os aspectos. O importante é você identificar os seus pontos fortes e montar sua história de tal forma que eles superem seus pontos fracos. Para isso, desenhamos o workbook – material proprietário baseado no curso Authentic Leadership Development do MBA de Harvard – e trabalhamos junto ao candidato, montando e remontando sua história até que ela esteja o mais coerente, autêntica e impactante possível. Veja nossa metodologia.