10 perguntas para a geração de negócios inovadores
Escrevo de Shanghai, China, onde estou facilitando um curso intensivo e inovador de negócios, empreendedorismo e inovação para a start-up de educação Fullbridge. A ideia é oferecer um mini-MBA intensivo de 4 semanas para jovens que ainda estão na universidade e em breve encararão o mercado de trabalho. A empresa, Fullbridge, foi fundada por um professor da Harvard Business School e a qualidade do programa carrega o rigor e qualidade que de fato remetem a Harvard. Metade do programa envolve a criação de negócios viáveis e inovadores, e aqui vão algumas ideias sobre esse processo.
Uma boa dica para se inspirar em ideias e modelos de negócio que não apenas geram lucro, mas causam um impacto positivo no mundo e trazem energia e brilho no olho aos donos do negócio, é vasculhar as empresas que mais lhe impressionam. Quais são as empresas que produzem produtos ou serviços que você admira? Quais as que você gostaria de trabalhar? Quais as mais inovadoras?
Uma lista bem pensada pode servir de combustível para o primeiro passo na criação de um negócio ou micro-negócio. Essa lista, para mim, funciona como um guia para que eu possa direcionar meu foco na fase de pesquisa, a qual objetiva responder essas 10 perguntas principais:
Sobre a big picture:
1. Como está o mercado para cada uma dessas empresas na minha região?
2. O que dessas empresas funcionaria na minha região? O que não funcionaria?
3. O que deu certo e errado na jornada de criação dessas empresas?
4. Quais os competidores que já existem na minha região?
5. O que posso extrair desses negócios, copiando o que funciona bem, e onde posso inovar?
6. O quanto de capital é necessário?
Sobre mim:
7. O que eu acredito que faço bem e tenho em comum com essas empresas e seus fundadores?
8. Quanto de capital tenho disponível e o quanto de risco estou disposto a correr? Onde posso levantar capital? Banco, investidores, família, amigos?
9. Quem seriam meus parceiros? Sozinho ou com sócio? O que o sócio precisaria ter para fazer desse negócio um sucesso?
10. O que eu preciso aprender para aumentar minhas chances de sucesso? O que me impede de começar exatamente agora?
Esse exercício, eu acredito, facilita o casamento entre paixão e oportunidade através de casos de sucesso reais. Afinal, como diz Tony Tjan no best seller Heart, Smarts, Guts and Luck, paixão responde por 65% do sucesso de qualquer projeto empreender.