10 passos para aceitação em escolas TOP, & a importância do autoconhecimento

Vídeo interessante, demonstrando um processo bem estruturado para o longo e trabalhoso processo de application para as grandes b-schools. Pessoalmente, acredito que o ponto mais importante é a reflexão do candidato sobre o que ele/ela fez, o que faz hoje, por que, e dado tudo isso, no contexto de seus pontos fortes e fracos, paixões, valores e aprendizados do passado, qual a sua visão do futuro, e onde um TOP MBA facilitaria a execução dessa visão. Ter um caderninho sempre acessível para tomar nota de memórias e experiências marcantes certamente facilita a construção de uma história autêntica, rica em detalhes e coerente com os reais motivos por trás do interesse em realizar um MBA TOP.

Os pontos qualitativos do application, como experiências e aprendizados que demonstrem autoconhecimento, maturidade, curiosidade, superação e o hábito de liderar, estão sendo cada vez mais valorizados pelas grandes escolas. Harvard, por exemplo, surpreendeu mais uma vez ao publicar seu mais recente application package para a Class of 2016. O formato e foco dos essays mudaram radicalmente e, ao invés de perguntas estruturadas sobre accomplishments, aprendizado com erros e visão de carreira, a escola deixou apenas o seguinte (extraído diretamente do site da escola):

Essays

There is one question for the Class of 2016:

  • You’re applying to Harvard Business School.  We can see your resume, school transcripts, extra-curricular activities, awards, post-MBA career goals, test scores and what your recommenders have to say about you.    What else would you like us to know as we consider your candidacy?

There is no word limit for this question.  We think you know what guidance we’re going to give here. Don’t overthink, overcraft and overwrite. Just answer the question in clear language that those of us who don’t know your world can understand.